Tornar-se empreendedor é um sonho ao qual muitos de nós aspiram e um objetivo financeiro que vale a pena. Ainda assim, muitos empreendedores principiantes, e até profissionais experientes, às vezes podem sabotar os seus melhores esforços com alguns erros típicos.
Janet Alvarez da CNBC aponta 5 armadilhas que os empreendedores devem evitar. Embora elas possam parecer simples, podem ser a razão do insucesso de inúmeros aspirantes a empresários.
1. Não ter um plano de negócios
Não criar um plano de negócios é talvez um dos erros mais comuns e é um problema preocupante, porque os planos de negócios podem ajudar a identificar problemas na sua ideia.
2. Cálculo incorreto das necessidades de financiamento
Com um plano de negócios em mãos, terá uma melhor noção de suas necessidades de financiamento, o que ajudará a evitar duas armadilhas clássicas: despesas de investimento excessivas ou insuficientes. Alguns empreendedores julgam mal as necessidades de investimento e acabam por despender mais do que esperavam. Outros, porém, fazem o oposto e, ao tentarem ser cuidadosos e simples, acabam por despender muito pouco para dar aos negócios uma oportunidade realista.
3. Escolha de parceiros errados
Em muitos casos, não pode iniciar um negócio sozinho – precisará de parceiros, investidores para financiamento e know-how. Mas você pode exagerar, atraindo muitas pessoas, diluindo seu lucro e confundindo a sua estratégia. Esperamos que o seu plano de negócios tenha abordado esse problema, mas pense mais sobre quem realmente deve estar envolvido e qual o impacto que isso terá no seu negócio.
4. Não conhecer o seu mercado alvo
Conheça os seus clientes e mercado – muitas empresas tropeçam porque não conseguem entender o seu mercado-alvo. E quando você estiver pronto para expandir, não presuma que novos clientes em diferentes áreas terão os mesmos gostos e prioridades. Também este assunto deve ser contemplado no seu plano de negócio.
5. Marketing inadequado
Muitos empreendedores têm bons produtos ou serviços, mas fazem um péssimo trabalho de marketing. Pode comercializar os seus produtos ou serviços com base nos hábitos e estilos de vida do mercado alvo. Não assuma que a publicidade tradicional esteja morta. Dependendo do seu negócio, outdoors ou anúncios de rádio podem fazer sentido, e o excesso de confiança nas médias sociais pode sair pela culatra. Faça o que fizer, você deve comercializar – se você não entende bem de marketing ou não vê seu valor, contrate alguém que o possa ajudar.
Ao longo destes 5 itens destaca-se um denominador comum: a importância da elaboração de um Plano de Negócios.
Lembramos que temos disponível um Curso prático de Elaboração de Planos de Negócio, com recursos pedagógicos exclusivos:
- Manual de Elaboração de Planos de Negócio
- Plano de Negócio relativo à criação de uma Residência Sénior
- Programa em Microsoft Excel automatizado para produzir os planos financeiros
- Manual com as notas explicativas dos planos financeiros