Warren Buffett investe no maior grupo de exploração de ouro

Warren Buffett investe no maior grupo de exploração de ouro

Warren Buffett, o maior investidor do Mundo, adquiriu recentemente 565 milhões de dólares em ações da Barick Gold Corp, o maior grupo de exploração de ouro, através da Berkshire Hathaway.

Este investimento vem na sequência da redução da sua posição na Goldman Sachs o que surpreendeu Wall Street. A surpresa explica-se pelo facto de Buffett sempre ter denegrido o Ouro.

Num discurso proferido em Harvard em 1998, Buffett disse:

“(Ouro) é escavado do solo em África, ou em qualquer outro lugar. Então nós o derretemos, cavamos outro buraco, enterramos de novo e pagamos às pessoas para ficarem por perto, protegendo-o. Não tem utilidade. Qualquer pessoa que estivesse assistindo de Marte estaria muito confuso.”

Noutra frase famosa de Buffett este referia-se ao ouro nos seguintes termos:

“Ouro é uma forma de superar o medo e, de vez em quando, é uma maneira muito boa de superar o medo. Mas você realmente tem de esperar que as pessoas tenham mais medo em um ou dois anos do que agora. E se eles ficam com mais medo você ganha dinheiro, se eles ficam com menos medo você perde dinheiro, mas o ouro em si não produz nada.”

Será que Buffett antecipa que a crise provocada pelo Covid-19 vai causar mais medo às pessoas ou será apenas uma operação de diversificação?

Como Buffett defende que a diversificação só é necessária quando os investidores não entendem o que estão a fazer, tire as suas conclusões.

Se este artigo lhe desperta interesse e sabe pouco sobre mercados financeiros venha aprender com o nosso Curso Mercados e Produtos Financeiros 100% online.

Administrator