Será o alojamento local um bom investimento?

Nos últimos anos Portugal viu crescer de forma vigorante o número de alojamentos locais. Esta atividade deixou de ser exclusiva das zonas costeiras do nosso país e estendeu-se, principalmente, a cidades como Lisboa e Porto. Portugal acompanha, numa posição de destaque, uma tendência internacional. Houve-se falar que Portugal está na moda e os World Travels Awards conquistados fazem disso prova. ​​​​​​Portugal foi eleito, pela segunda vez consecutiva, o Melhor Destino Turístico do Mundo.

O turismo começa a ser apelidado da “galinha dos ovos de ouro” e os números favorecem esta qualificação: o turismo representa atualmente, em Portugal, 13,7% do PIB.

Entretanto, algumas notícias sugerem que começou o abrandamento deste setor. Em seis meses foram cancelados quase dois mil registos de alojamento locais e os especialistas consideram que o número é “conservador”, pois há quem tenha cessado a exploração mas não fez o cancelamento do registo por causa das mais-valias.

Em 2017 a Proteste Investe já havia colocado algumas reservas ao interesse do investimento nesta atividade concluindo que a rendibilidade poderia não compensar o risco do negócio.

A pertinência da questão renasce: será o alojamento local um bom investimento?

Procurar uma resposta universal a esta questão será certamente um exercício fútil. Cada operação de investimento tem as suas caraterísticas próprias e são afetadas por múltiplos fatores. Para analisar a viabilidade de um investimento em alojamento local, tal como para qualquer outra atividade económica, é preciso fazer um plano de negócio.

O sucesso de uma operação de investimento não é uma questão de sorte. As estatísticas não favorecem o entusiasmo inicial no momento da criação das empresas. Nos últimos 10 anos, em Portuga,l apenas 50% das empresas que foram criadas neste período, atingiram o seu segundo aniversário. Portanto, não se esqueça, quem não planeia, planeia falhar!

Se está a pensar criar um negócio, seja ele qual for, fica o conselho: faça primeiro um plano de negócio. Se precisar de formação nesta área veja os nossos cursos práticos com recursos pedagógicos exclusivos:

1. Análise de Investimentos em Reabilitação de Edifícios Urbanos, e

2.  Elaboração de Planos de Negócio.

O primeiro curso tem como objetivo habilitar os formandos a analisar a viabilidade económica e financeira de investimentos em edifícios urbanos para alojamento local e a desenvolverem o respetivo plano de negócio de modo a aumentarem a probabilidade de êxito do investimento.

O segundo curso destina-se a todos aqueles que pretendam criar um negócio, independentemente da atividade, aprendendo a elaborar planos de negócio com intuito de aumentar a probabilidade de êxito.

Se já está a exercer a atividade de alojamento local veja, também, o nosso Curso Painel de Bordo para Alojamento Local.

Administrator

Deixe um comentário

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.